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Publicidade na advocacia: limites e possibilidades
Escrito por: Equipe JusCash
O marketing jurídico é fundamental para que os advogados consigam captar novos clientes. Mas, quais são suas regras e limites da publicidade na advocacia? Confira neste artigo!
O Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi criado para reger a profissão de advogado. Nele, estão as regras que os operadores do Direito devem seguir, inclusive as práticas relacionadas à publicidade na advocacia.
Esse é um tema que causa muitas dúvidas, pois há um mito de que a divulgação dos escritórios é proibida pela OAB. Porém, isso não é totalmente verdade.
O primeiro Código de Ética e Disciplina, divulgado em 1995, proibia a publicidade direta, com fins de captação de clientes. Contudo, este documento, de 1995, já autorizava a publicidade informativa.
Para acabar de vez com as dúvidas relacionadas à publicidade na advocacia, fizemos este artigo. Entenda o que o código de ética diz sobre o tema, se a publicidade é permitida para os advogados e como fazer sua divulgação conforme as orientações do código. Boa leitura!
O que diz o Código de Ética da OAB a respeito da publicidade para advogados?
Existem dois Códigos de Ética da OAB: um de 1995 e um de 2015. Confira as regras que tratam da publicidade para advogados em cada um deles:
Código de Ética da OAB de 1995
Itens proibidos
- Anúncios por rádio ou televisão;
- Usar o nome fantasia em anúncios;
- Mencionar cargo, função pública, relação de emprego ou patrocínio exercido para captar clientes;
- Fazer anúncios em outdoors ou semelhantes;
- Usar fotos, cores, ilustrações, figuras, logotipos, desenhos, marcas ou símbolos que não correspondam à sobriedade da advocacia, ou símbolos oficiais e usados pela OAB;
- Mencionar honorários, tabelas, gratuidades ou formas de pagamento;
- Falar sobre a estrutura do escritório físico;
- Enviar mala direta, exceto para comunicar mudança de endereço;
- Fazer publicidade com outras atividades profissionais;
- Divulgar listas de clientes e demandas;
- Se oferecer para reportagens e declarações públicas;
- Quebrar ou violar o segredo ou sigilo profissional.
Itens permitidos
- Anúncios dos serviços profissionais de forma discreta e moderada, com fins exclusivamente informativos;
- Informar nome completo, número da OAB, títulos ou qualificações profissionais, endereços, horários de atendimento e formas de contato em anúncios;
- Enviar comunicados, publicações, correspondências, boletins informativos e comentários a respeito da legislação para colegas, clientes ou pessoas que autorizaram o envio;
- Usar os termos “escritório de advocacia” ou “sociedade de advogados” acompanhadas do número da OAB;
- Participar de programas de rádio ou televisão, entrevistas, reportagens ou outros meios de comunicação com objetivos ilustrativos, educacionais e instrutivos, sem propósito de promoção pessoal ou profissional.
Confira dicas de como conseguir clientes na advocacia!
Código de Ética da OAB de 2015
Proibições incluídas
- Veiculação de publicidade em cinema;
- Anúncio em espaços públicos, como muros, paredes, elevadores e outros;
- Fornecer dados de contato em colunas ou artigos literários, culturais, acadêmicos ou jurídicos, publicados na imprensa ou em programas de rádio ou televisão;
- Distribuição de panfletos, mala direta ou práticas parecidas;
- Promoção indireta da captação de clientes;
- Uso de fotografias em cartões de visitas.
Permissões incluídas
- Citar o e-mail do advogado em colunas ou artigos literários, culturais, acadêmicos ou jurídicos, publicados na imprensa ou em programas de rádio ou televisão;
- Usar placas, painéis luminosos e inscrições em fachadas com o objetivo de identificar o escritório. Porém, é preciso respeitar a discrição e a sobriedade;
- Incluir em material de escritório ou cartão de visitas títulos acadêmicos e possíveis distinções relacionadas à vida profissional, além de instituições jurídicas das quais faça parte, site, QR Code, logo, foto do escritório e os idiomas em que o cliente poderá ser atendido;
- Patrocinar eventos ou publicações de caráter cultural ou científico;
- Divulgar boletins sobre matérias culturais de interesse dos advogados a clientes e outros interessados.
Afinal, a publicidade na advocacia é permitida ou não?
Sim, a publicidade na advocacia é permitida, porém respeitando as regras da OAB. A publicidade na advocacia deve ser apenas informativa, sóbria e discreta, e não pode ter o objetivo de captar clientes ou mercantilizar a profissão.
Dessa forma, não é permitido fazer propagandas comerciais que incentivam a contratação dos serviços. Por outro lado, o advogado pode contar com estratégias de marketing de conteúdo jurídico para tornar os serviços prestados pelo escritório conhecidos e desenvolver autoridade no assunto.
Marketing jurídico na prática: descubra como divulgar seu escritório e conseguir mais clientes
Como fazer publicidade na advocacia de acordo com o Código de Ética da OAB, então?
Confira dicas para fazer publicidade na advocacia sem correr o risco de infringir o Código de Ética da OAB:
- Entenda a necessidade do seu público
Independente de qual seja o tipo de conteúdo que você irá criar, é fundamental saber o que seu público está procurando. Por exemplo, não adianta escrever um artigo perfeito sobre guarda compartilhada se esse tipo de informação não for o que seu público quer consumir.
Você pode mapear as dúvidas do seu público por meio de pesquisas nos buscadores, usando palavras-chaves relacionadas à sua área de atuação. Busque identificar as perguntas que os usuários estão fazendo.
Também é possível usar outras ferramentas, como o Keyword Planner, recurso do Google Ads, Ubersuggest ou SEMRush.
- Desenvolva conteúdos informativos de qualidade
Após identificar o que seu público está buscando, comece a produzir conteúdos para responder suas dúvidas. Para ter resultado com a produção de conteúdos, é preciso ter constância. Por isso, organize sua rotina para produzi-los.
Tenha em mente que seu leitor provavelmente não é especialista no assunto que você irá abordar. Por isso, use uma linguagem simples e de fácil compreensão, e busque responder as questões com base na lei e de forma acessível.
Também busque usar imagens relacionadas ao tema abordado e que evidenciem o que será comunicado no texto. Existem diversos bancos de imagem gratuitos para te ajudar nessa tarefa.
- Seja ativo nas redes sociais
As redes sociais são ótimas ferramentas para a publicidade na advocacia. Por isso, crie um perfil para seu escritório e busque alimentá-lo com publicações constantes para manter a proximidade com seus clientes.
Elas também são muito importantes para a construção de autoridade, além de facilitarem o contato e a comunicação com clientes em potencial. Isso porque eles buscam tirar as dúvidas e decidir pela contratação antes de ir ao escritório fisicamente.
- Invista em tráfego pago
Além de criar conteúdos relevantes, você pode investir em tráfego pago para atingir mais clientes em potencial. Um exemplo é o Google Ads, ferramenta que possibilita pagar por determinada palavra-chave para que sua página apareça primeiro quando um usuário faz uma busca.
Tráfego pago para seu site e redes sociais são permitidos pelo Código de Ética, e podem trazer ótimos resultados para seu negócio, desde que utilizados da forma correta.
Conclusão
De acordo com o Código de Ética da OAB, a publicidade na advocacia é permitida, desde que para fins estritamente informativos e sem mercantilizar a profissão. Assim, uma das melhores ferramentas para a divulgação dos escritórios de advocacia é o marketing de conteúdo jurídico.
Continue acompanhando nosso blog para conhecer estratégias que te ajudarão na divulgação do seu escritório!
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