Blog da JusCash
Insights, dicas e ferramentas para gestão financeira de advogados e escritórios de advocacia.
4 principais tendências para o mercado jurídico em 2025
Escrito por: Equipe JusCash
O mercado jurídico passou por um boom nos últimos anos. A área, que antes era vista como pouco atualizada, ganhou novas tecnologias e adotou as principais tendências do mercado.
Serviços jurídicos simples, como a digitalização de processos, foram um marco para a área do Direito. Isso porque o setor oferecia apenas medidas antiquadas, que não evoluíam com o passar dos anos – totalmente diferente dos dias de hoje.
Atualmente, o mercado jurídico se encontra em outra etapa. Novas tendências surgem todos os anos e os profissionais buscam adotá-las na rotina de trabalho, de forma que otimizem o dia a dia e acelerem a produtividade.
A seguir, veja quais são as 4 principais tendências para o mercado jurídico em 2025 e como você pode usá-las a seu favor dentro dos escritórios.
Aproveite e leia também sobre as 5 principais tendências da Advocacia Previdenciária
Quais são as principais tendências para o mercado jurídico em 2025?
Nos últimos anos, a tecnologia foi um dos principais marcos do mercado mundial. Primeiro surgiu a transformação digital, impulsionada pela pandemia da Covid-19, seguida da Inteligência Artificial e outras grandes techs.
O mercado jurídico não esteve fora dessas últimas mudanças. Todas as novas tecnologias e tendências atingiram a área, fazendo com que profissionais se adequassem ao novo perfil dos consumidores e do mercado.
Para 2025 não será diferente. Veja, a seguir, quais são as tendências que o mercado jurídico promete:
- Inteligência Artificial (IA)
Desde a explosão do Chat GPT, a Inteligência Artificial ganhou outro patamar no mercado. As famosas IAs generativas, que ‘imitam’ comportamentos humanos, impulsionaram vários segmentos e tornaram-se o braço direito de muitas áreas.
Em 2025, a Inteligência Artificial continua como uma tendência para o mercado jurídico. Isso porque a tecnologia IA pode agilizar a rotina de trabalho dos escritórios, fazendo serviços pouco produtivos e permitindo que os profissionais foquem no core do negócio.
- Segurança da informação e proteção de dados
Com a LGPD (Lei de Proteção de Dados), o cuidado com as informações dos usuários se tornou prioridade – e no mercado jurídico não seria diferente, já que informações pessoais e/ou sensíveis dos clientes são detalhadas em documentos oficiais.
Os escritórios precisam investir em sistemas confiáveis, que garantam segurança para as informações. A proteção de dados é um direito dos consumidores, sendo fundamental que o departamento jurídico siga à risca e cumpra a LGPD nos mínimos detalhes.
- Conformidade e gestão de riscos
Com as mudanças constantes que acontecem no departamento jurídico e em todo o mercado, estar em conformidade com cada alteração é uma maneira de gerenciar possíveis riscos. A própria adoção da IA, por exemplo, é uma medida que precisa de cuidados e atenção.
Para 2025, ficar em conformidade com o setor é uma tendência importantíssima. Essa medida é simples e pode reduzir problemas futuros com o escritório, garantindo estabilidade e continuação dos serviços.
- Experiência do cliente
Por fim, a experiência do cliente precisa ser uma prioridade para o mercado jurídico em 2025. O consumidor como foco pode resultar em serviços de ponta, além de aumentar a visibilidade do negócio no setor.
Em relação à experiência do cliente está incluso também serviços personalizados, em que o escritório enxerga a situação do consumidor como única e atende-o de forma pessoal. O pós-atendimento também entra na conta, servindo como suporte sempre que for necessário.
Tendência extra: Soluções financeiras
Uma tendência que não está nos principais manuais do mercado, mas que pode ser um grande diferencial no setor jurídico, é a solução financeira.
Assim como qualquer outra empresa, profissionais jurídicos são como empreendedores e precisam de retorno financeiro para sobreviverem no mercado. Ou seja, não saber quanto vai receber naquele mês ou até mesmo aguardar o recebimento de algum serviço podem ser problemas que impactem a integridade do trabalho.
Para solucionar este problema, a JusCash criou um serviço inteligente para te ajudar! Com uma análise simples e descomplicada, você antecipa seus honorários advocatícios e planeja o recebimento para aquele período que deseja.
Os honorários que demorariam meses ou anos serão pagos em pouco tempo, ajudando na previsibilidade do caixa e garantindo o desenvolvimento do trabalho por mais tempo.
Para garantir essa tendência extra, clique aqui e saiba como a JusCash pode te ajudar com os honorários advocatícios!
Não deixe para depois, comece agora mesmo apostando em uma das melhores tendências do mercado jurídico para 2025.
Confira as postagens mais acessadas
Advogado autônomo: Como se preparar para o imposto de renda? [Guia 2024]
Você sabe quais impostos um advogado deve pagar e como deve declarar seus honorários no imposto de renda? Descubra nesContinue lendo Continue lendo
Baixe grátis a nossa planilha de controle financeiro para advogados
Administrar as finanças de um escritório de advocacia pode ser uma tarefa muito complicada. Isso porque envolve diversContinue lendo Continue lendo
Honorários Advocatícios: Tudo sobre a remuneração dos advogados
Advogar na área privada certamente significa saber cobrar! Entretanto, para quem tem pouca experiência fica mais difíContinue lendo Continue lendo