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24 de fevereiro de 2023
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Gestão de tempo e planejamento para advogados: como melhorar a produtividade?

Escrito por: Equipe JusCash

Um caderno com uma caneta e um despertador

Escrito por: Equipe JusCash

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Com uma boa gestão de tempo e planejamento, o advogado consegue produzir mais, com menos esforço e mais qualidade de vida.

Já aconteceu de você, advogado, concluir seu expediente, mas continuar com a sensação de que não conseguiu produzir como deveria nem concluir todas as demandas que tinha para aquele dia?

Esse sentimento é comum para os profissionais da área, e acontece devido à rotina do trabalho, repleta de tarefas e burocracias. Cumprir os prazos, prestar atendimento de qualidade aos clientes e ainda dar conta de suas atividades pode ser exaustivo e gerar sobrecarga de trabalho.

Mas, a boa notícia é que aplicando técnicas de produtividade e gestão de tempo, é possível transformar essa rotina, trazendo mais eficiência e produtividade e reduzindo o stress das demandas. Confira dicas que te ajudarão nessa tarefa neste artigo!

Produtividade e gestão de tempo para advogados

A gestão do tempo está diretamente relacionada à produtividade do profissional do Direito. Ao aplicar essas técnicas, é possível priorizar tarefas sem aquela sensação incômoda de que outras demandas estão ficando para trás.

Mas, como fazer essa priorização? O advogado pode começar classificando-as entre urgentes, importantes e circunstanciais. Entenda mais sobre cada uma delas:

  • Tarefas urgentes – São aquelas que têm prioridade máxima, e se não forem cumpridas, podem trazer consequências negativas ao profissional;
  • Tarefas importantes – São as que trazem resultados para o trabalho, mas podem ser resolvidas depois das urgentes;
  • Tarefas circunstanciais – São as que precisam ser realizadas, mas costumam tomar mais tempo e não agregam tanto valor às entregas.

Como o advogado pode gerenciar melhor o seu tempo e ser mais produtivo?

Além da priorização das demandas, o planejamento das tarefas ajudará muito o advogado na gestão de seu tempo. Esse planejamento deve ser feito de forma que o profissional consiga visualizar todas as suas tarefas e marcá-las como concluídas quando isso acontecer.

Isso também ajudará o profissional a ver quanto já conseguiu realizar em seu dia de trabalho, o que ajudará a diminuir a sensação de impotência e improdutividade diante de suas demandas.

Também é importante evitar o trabalho multitarefa. Busque focar em apenas uma tarefa para conseguir concluí-la da melhor maneira, e só depois parta para outra tarefa. Além disso, o profissional pode usar softwares de gestão de demandas e um ponto online para ter a real visão de suas horas de trabalho.

Dicas de produtividade

Analise o tempo

É fundamental que o advogado observe, mapeie e meça o tempo que gasta para realizar suas tarefas. Essa é uma forma de evitar chegar ao fim do dia sem entender por que não conseguiu realizar suas tarefas.

Assim, é preciso registrar e analisar quanto tempo você gasta semanalmente para atender os clientes, com audiências, com reuniões com sócios e outras atividades. Com isso, será possível repensar o tempo que você gasta em cada tarefa, fazendo essa análise conforme suas prioridades.

A análise completa da forma como você usa seu tempo te ajudará a otimizá-lo. Além disso, te ajudará a precificar seus honorários de forma honesta e correta, e a prestar seus serviços com mais qualidade.

Coloque as ideias no papel

Uma boa gestão do tempo evolve anotar suas ideias, já que tomar apenas notas mentais ocupa seu cérebro e atrapalha sua produtividade. Com isso, o profissional não corre o risco de esquecer ótimas ideias ou de perder tempo por não esquematizar suas tarefas.

Delegue e acompanhe tarefas

O profissional do Direito deve ter em mente que nem tudo é prioridade e depende exclusivamente dele. Os sócios não precisam cumprir atividades operacionais, assim como os advogados não devem pesquisar jurisprudências ou o andamento processual.

Entender a natureza, a prioridade e o prazo dessas tarefas ajudará o profissional a delegar essas atividades e organizar seu tempo na advocacia. Assim, sua tarefa será apenas acompanhar a execução para evitar o retrabalho.

Utilize software para organizar e gerir seu escritório

A tecnologia é uma grande auxiliadora na gestão de tempo e do escritório de advocacia. Isso porque ela automatiza tarefas burocráticas que tomariam muito tempo.

Os softwares jurídicos são ótimas soluções para ajudar o advogado a fazer uma gestão de tempo eficaz, já que abrangem todas as áreas do escritório. Além disso, centralizam a gestão financeira, atendimento ao cliente, agenda, processos e intimações, e diversas outras tarefas. 

Com isso, os advogados conseguem ter um melhor controle de suas atividades, podendo analisar melhor seu tempo, ter mais agilidade e ser mais produtivos. 

Benefícios que um melhor planejamento pode trazer para o profissional

1. Mais produtividade e rapidez

Com um bom planejamento e gestão do tempo, o advogado consegue ser muito mais eficiente e aumentar a qualidade de seus serviços. Ao automatizar tarefas burocráticas e rotineiras, por exemplo, é possível ganhar tempo e se dedicar ao que realmente importa.

2. Mais tempo para o cliente

O cliente precisa ser o foco de qualquer escritório de advocacia, não importando qual seja seu porte. Oferecer um atendimento excelente faz toda a diferença no momento da prospecção e fidelização de um cliente.

Por isso, ao otimizar suas tarefas e aumentar sua produtividade, você terá mais tempo livre para se dedicar ao seu cliente, oferecendo um atendimento personalizado e exclusivo para atender suas necessidades.

3. Mais possibilidade de crescimento

Com uma rotina organizada e otimizada, o advogado terá tempo para identificar oportunidades de crescimento para seu escritório. Também conseguirá se dedicar e investir nessa questão.

4. Atuação estratégica

Com a otimização de seu tempo, o advogado não precisa se preocupar com tarefas rotineiras, e pode pensar de maneira estratégica em como ajudar seus clientes e tomar ações para o crescimento de seu escritório.

Conclusão

A produtividade e gestão de tempo na advocacia começa pela identificação de como o profissional gasta seu tempo, em delegar e acompanhar tarefas e em usar a tecnologia para ajudá-lo a ser mais eficiente e ágil.

Com tudo isso, o advogado também conseguirá priorizar seu descanso entre as jornadas de trabalho e ter mais qualidade de vida. Por isso, é fundamental se dedicar a essa questão e tornar sua rotina cada vez mais organizada e eficiente.
Continue acompanhando nosso blog para conferir dicas de como otimizar a rotina jurídica.

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