Blog da JusCash

Insights, dicas e ferramentas para gestão financeira de advogados e escritórios de advocacia.


14 de março de 2025
Marketing Variedades

Como fidelizar clientes na advocacia?

Escrito por: Equipe JusCash

Escrito por: Equipe JusCash

Compartilhe nas redes:

Advogados independentes vivem de captação no mercado. Isso porque os clientes podem surgir a qualquer momento e em qualquer lugar, sendo importante saber boas estratégias que os fazem se interessar pelo serviço jurídico.

Mas para além da captação, é importante aprender também como fidelizar clientes na advocacia. Mesmo que o profissional consiga um lead, de nada vale se não houver confiança por parte do contratante no contratado, sendo importante enxergar o advogado como uma referência na área.

A seguir, entenda as melhores formas para fidelizar clientes na advocacia. Aprenda também erros que podem prejudicar a fidelização e como não cometê-los ao longo da carreira.

Como funciona a fidelização na advocacia?

A fidelização de clientes na advocacia funciona como ferramenta de alavanca para o escritório jurídico. Isso porque, mesmo que os profissionais consigam clientes ao longo do seu funcionamento, é importante colocá-los como referência para os contratantes.

O cliente fidelizado é aquele que enxerga o advogado como profissional de ponta, que pode suprir as suas necessidades jurídicas quando necessário. Mas se o consumidor não retoma o contato com o advogado no futuro, pode significar falta de confiança e não-fidelização.

Mas por que a fidelização é importante? Simples! Se não houver retenção de cliente no escritório ou na atuação autônoma, o negócio pode falir. A irregularidade na contratação e na entrada de caixa não é um bom cenário principalmente para advogados independentes.

Boas práticas para fidelizar clientes na advocacia

Para profissionais autônomos e escritórios jurídicos que buscam fidelizar clientes na advocacia, veja abaixo boas práticas que podem ajudar nessa missão:

  1. Atendimento humanizado e personalizado

O primeiro passo para conquistar o lead é por meio do atendimento humanizado. Mesmo que exista um chatbot como suporte para comunicação, é importante singularizar o contato com o cliente e entender qual a dor dessa pessoa interessada.

Evite mensagens automáticas genéricas, que nem mesmo usem o nome da pessoa. Faça contatos via ligação quando necessário, mostrando que se importa com o problema do cliente. Invista no retorno rápido e conciso.

  1. Transparência e alinhamento de expectativas

O mundo jurídico é bastante complexo até mesmo para os profissionais da área. Por isso, é importante que os advogados sejam transparentes e acessíveis quanto às informações do processo, mostrando os detalhes do andamento e alinhando expectativas sobre o serviço.

  1. Comunicação eficiente e constante

A comunicação pode ser a chave para fidelizar clientes na advocacia. Portanto, advogados devem manter contato com os contratantes sempre que necessário (e respeitando as normas da OAB), para que haja uma relação de confiança no serviço.

O uso de canais digitais como WhatsApp, por exemplo, pode ser uma boa escolha.

  1. Pós-atendimento

Ao encerrar o serviço, inicia-se outro desafio: a prospecção para novos serviços. Para isso, é importante que o advogado invista em estratégias de pós-atendimento, como a criação de documentos educativos, publicações interessantes nas redes sociais, entre outros.

É fundamental que o advogado ‘apareça’ para o seu cliente. Abastecer mídias é uma ótima aposta.

  1. Construção de autoridade e credibilidade

Por fim, quando o advogado autônomo ou escritório investe nos tópicos acima, automaticamente se vê uma construção de autoridade no mercado. Isso é importantíssimo pois influencia na credibilidade do profissional e nas recomendações espontâneas, trazendo novos leads e fidelizando esse cliente.

Erros que prejudicam a fidelização de clientes na advocacia

Com as boas práticas bem esclarecidas, o advogado deve também se preocupar com erros que prejudicam a fidelização de clientes. Alguns deles são:

  • Falta de clareza na comunicação, de maneira que deixe o cliente sem entender como está o andamento do serviço e outros tópicos importantes;
  • Atendimento lento e demorado, de forma que não cavite o cliente e faça-o procurar por outro advogado no mercado;
  • Comunicação fria e impessoal, de maneira que desinteresse pelo caso do cliente e distanciamento do serviço executado.

Conclusão

No fim das contas, as melhores práticas para fidelizar clientes na advocacia convergem para o mesmo lugar: a comunicação

Para advogados autônomos e escritórios, o investimento no atendimento é crucial para o crescimento e fidelização no mercado. Apostem na comunicação humanizada, com proximidade e profissionalismo. Esse pequeno detalhe pode aumentar a credibilidade no mercado e gerar mais leads no futuro.

Se você curtiu o assunto e quer saber mais sobre advocacia, continue no Blog da JusCash!

Tags:

Confira as postagens mais acessadas

Planilha controle financeiro

Baixe grátis a nossa planilha de controle financeiro para advogados

Administrar as finanças de um escritório de advocacia pode ser uma tarefa muito complicada. Isso porque envolve divers
Continue lendo Continue lendo
advogado autônomo: saiba como declarar seu imposto de renda 2024!

Advogado autônomo: Como se preparar para o imposto de renda? [Guia 2025]

Você sabe quais impostos um advogado deve pagar e como deve declarar seus honorários no imposto de renda? Descubra nes
Continue lendo Continue lendo
advogado explicando os honorários advocatícios para cliente

Honorários Advocatícios: Tudo sobre a remuneração dos advogados

Advogar na área privada certamente significa saber cobrar! Entretanto, para quem tem pouca experiência fica mais difí
Continue lendo Continue lendo