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Saiba como cobrar honorários e evitar a inadimplência em seu escritório
Escrito por: Equipe JusCash
Cobrar honorários atrasados não é uma tarefa fácil. Porém, para garantir o crescimento de seu escritório, é fundamental aprender novas técnicas para evitar a inadimplência.
A cobrança de honorários advocatícios faz parte da rotina dos operadores do Direito. Apesar disso, saber como fazer essa cobrança ainda é um desafio. Além de saber como precificar de maneira competitiva e justa, é necessário pensar em como reduzir os riscos de inadimplência.
Para resolver essa questão, é necessário contar com uma boa gestão financeira e buscar práticas que reduzam a inadimplência em sua prática. Uma dessas ferramentas é a régua de cobranças, estratégia utilizada pelas empresas de cobrança e que pode ser muito útil para os advogados.
Continue essa leitura e conheça algumas dicas que vão te ajudar a precificar e ter a estratégia correta para fazer a cobrança de honorários advocatícios da melhor maneira. Boa leitura!
6 dicas de como cobrar honorários e fidelizar clientes
1. Sempre firme contratos de honorários advocatícios
Os advogados conhecem muito bem a importância dos contratos para as relações de prestação de serviços. Apesar disso, alguns agem de maneira negligente e não firmam contratos de honorários junto aos seus clientes.
Porém, isso pode trazer diversos prejuízos para o advogado, em especial no que se refere à cobrança de honorários advocatícios.
Por meio de um contrato, é possível esclarecer questões como a cobrança de custos ou diligências. O documento também serve para estabelecer questões como:
- Datas de pagamento;
- Formas de pagamento;
- Duração da prestação de serviços, etc.
Além disso, o contrato é um documento que registra a obrigatoriedade do pagamento por parte do cliente. Por isso, sempre que você captar um novo cliente, dê prioridade à formalização de um contrato de prestação de serviços advocatícios.
2. Ofereça alternativas para o pagamento dos honorários
A melhor maneira de garantir que seu cliente faça o pagamento dos seus honorários é oferecer diversas opções de pagamento. PIX, transferência bancária, cartão de débito, cartão de crédito, pagamento online, dinheiro – busque oferecer todas essas opções para facilitar as coisas.
Ofereça todas as opções para que o cliente se veja sem saída para recusar o pagamento. Quanto mais facilidades e comodidades para a realização do pagamento, menores são as chances de inadimplência.
Uma das alternativas que o advogado pode oferecer é a antecipação do valor total ou parcial da condenação para o cliente. Se ele conseguir ter acesso ao seu dinheiro quando precisar realizar o pagamento, terá mais chances de pagar seus honorários.
3. Cuide das finanças de seu escritório
Realizar uma boa gestão financeira é fundamental para manter o bom funcionamento de seu escritório de advocacia, mesmo que você atue como autônomo. Em primeiro lugar, você precisa saber como precificar seus serviços.
Além disso, busque manter o controle do fluxo de caixa em seu escritório. Busque registrar a data e os valores dos pagamentos, em especial dos recorrentes, para ter uma previsibilidade e manter o equilíbrio financeiro.
4. Busque identificar a inadimplência o mais rápido possível
Busque acompanhar os dados de pagamento e inadimplência de seus clientes bem de perto. Para isso, você pode criar uma planilha de pagamentos que indique as principais informações de seus clientes:
- Quais são inadimplentes;
- Há quanto tempo estão inadimplentes;
- Quais os valores da em aberto devido à falta de pagamento.
Ter essas informações documentadas é fundamental para que você possa ter uma noção exata do problema e pensar em ações para combatê-lo. A partir disso, você poderá pensar em como reduzir o prejuízo e cobrar os honorários advocatícios devidos da melhor maneira.
Uma das maneiras de lidar com a inadimplência de clientes é recorrendo à antecipação de honorários advocatícios. Com ela, você pode contar com os valores de processos no estágio de cumprimento de sentença com RPVs e Alvarás expedidos para manter suas finanças em dia, mesmo em casos de inadimplência.
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5. Fortaleça seu relacionamento com os clientes, inclusive com os inadimplentes
Há alguns clientes que deixam de pagar porque não estão satisfeitos com os serviços prestados ou porque tiveram suas expectativas frustradas. Para evitar esse tipo de situação, busque manter um canal de comunicação próximo e aberto com seus clientes.
Para isso, você pode utilizar:
- E-mails marketing;
- Mensagens no whatsapp;
- Softwares jurídicos com área de gestão de relacionamento;
- Pesquisas de satisfação;
- Solicitação de feedbacks, etc.
6. Contrate profissionais para fazer suas cobranças
Você mesmo ter que realizar a cobrança do cliente inadimplente pode trazer desgaste e constrangimento para ambas as partes. Por isso, se possível, conte com o suporte de profissionais ou empresas especializadas em cobranças. Assim, você poderá evitar diversos desgastes com seus clientes.
7. Conte com uma régua de cobrança
Por último, adotar uma régua de cobranças pode ser uma ótima estratégia para resolver o problema da inadimplência em seu escritório. Este é um sistema de lembretes bastante utilizado por empresas de cobranças.
Por meio dela, o cliente devedor recebe notificações a respeito do vencimento de sua fatura e é incentivado a realizar seu pagamento. Essa metodologia é bastante eficaz para reduzir a inadimplência, especialmente em casos de pagamentos recorrentes.
Muitos advogados ainda têm dúvidas sobre como devem cobrar seus clientes. Porém, essa é uma estratégia que garante mais eficiência na cobrança, e consequente redução da inadimplência em escritórios de advocacia.
Para criar uma régua de cobrança, é necessário ter um registro e monitoramento de itens como:
- Data de vencimento;
- Período em que o cliente já está inadimplente;
- Forma de abordagem;
- Chamada para a ação de pagamento clara e contundente;
- Periodicidade dos lembretes, etc.
Com essas questões mapeadas e definidas, o escritório deve começar a enviar mensagens antes da data de vencimento para lembrar o cliente sobre o pagamento que se aproxima. Isso o ajuda a não esquecer e incentiva o pagamento.
Caso o cliente já seja inadimplente, será necessário enviar uma mensagem informando a falha no pagamento. No texto, você deve pedir que o cliente providencie o pagamento o mais rápido possível.
Conclusão
A inadimplência é um problema comum para empresas, advogados autônomos e escritórios de advocacia. Por isso, é fundamental contar com estratégias para reduzir os riscos e consequências da falta de pagamento por parte dos clientes.
Para montar um plano de ação, é necessário saber quem são os clientes inadimplentes e qual o tamanho da dívida e realizar a cobrança de honorários advocatícios. Conte com a antecipação de honorários da JusCash para manter suas contas em dia, mesmo em caso de inadimplência!
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