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Como conseguir clientes na advocacia? Confira nossas dicas
Escrito por: Equipe JusCash
Conquistar clientes é o primeiro passo para ter um escritório jurídico de sucesso. Mas, se você tem dúvidas de por onde começar e quais estratégias adotar, este artigo é para você.
A captação de clientes é um grande desafio para qualquer advogado. Fatores como pouca experiência e não possuir uma rede de contatos para ajudar a ampliar sua carteira podem tornar o processo ainda mais difícil.
O grande segredo para atrair clientes para advocacia é a divulgação do negócio. Mas, para isso, é preciso conhecer e respeitar as restrições éticas impostas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Assim, resta a dúvida: como conseguir clientes na advocacia diante de um mercado tão concorrido? Neste artigo, você encontra algumas dicas que vão te ajudar nesse processo. Confira!
Dicas de como atrair clientes para advocacia
- Invista em um escritório digital
A internet possui diversos recursos para facilitar a vida de profissionais que têm serviços a oferecer e potenciais clientes que precisam desses serviços. Assim, uma forma de aumentar as possibilidades de conseguir clientes na advocacia é montando um escritório online.
Prestar serviços jurídicos sem sair de casa é uma forma de oferecer mais comodidade aos seus clientes e aumentar seu alcance como profissional. Além disso, você deve investir na construção de uma imagem positiva e sólida para o seu negócio online.
Para isso, é necessário:
- Ter um site corporativo;
- Mantê-lo atualizado;
- Disponibilizar canais de contato;
- Cuidar de sua imagem profissional por meio de layout, imagens e palavras chaves estratégicos;
- Deixar sua área de atuação;
- Apresentar seu currículo ou trajetória profissional, destacando sua formação;
- Possuir um catálogo digital com os serviços oferecidos.
Outra ferramenta muito eficaz é oferecer consultoria jurídica online. Você pode oferecer orientações e esclarecer dúvidas, dispondo de seu tempo e conhecimentos para auxiliar clientes em potencial.
Esse serviço pode ser uma modalidade de atendimento de seu escritório, mas também é possível criar um canal exclusivo para esse serviço. Independente da escolha, é preciso investir em sua divulgação.
- Crie conteúdos jurídicos
O conhecimento da área jurídica é um dos recursos mais importantes que os advogados têm. Assim, desenvolver conteúdos jurídicos para o blog ou a página de seu escritório no LinkedIn é uma excelente forma de divulgá-lo.
Essa estratégia é chamada de marketing de conteúdo, e é uma forma de o profissional mostrar que tem domínio e autoridade sobre sua área de atuação. Essa é uma estratégia que está em conformidade com a ética da profissão e permite que o profissional faça a captação de clientes na advocacia de forma orgânica.
Dessa forma, você pode criar um blog profissional em seu site, produzir conteúdos frequentes e usar as redes sociais para compartilhá-los. Essa é uma forma de criar uma rede de leitores e atrair clientes em potencial.
Só tome o cuidado de usar uma linguagem acessível para produzir conteúdos para seu público-alvo. Também busque trabalhar o Search Engine Optimization (SEO – Otimização para Mecanismos de Busca) para aprimorar o alcance orgânico de seus conteúdos.
- Invista em marketing jurídico
O marketing jurídico engloba uma série de estratégias para a divulgação de profissionais e escritórios em conformidade com o código de ética da OAB. Essa é uma importante ferramenta para divulgar seus serviços sem correr o risco de cometer uma violação.
Por meio do marketing jurídico, é possível:
- Identificar as palavras-chave mais estratégicas para melhorar o posicionamento de seu site e blog nos resultados de pesquisa do Google;
- Identificar as perguntas que seus clientes em potencial fazem na internet e criar conteúdos para respondê-las e captar mais clientes online;
- Criar estratégias de storytelling por meio de cases de sucesso;
- Usar diversas plataformas para atrair clientes de forma gratuita e eficaz, como redes sociais profissionais, como o LinkedIn ou grupos do Facebook.
- Invista em networking
Ter uma rede de contatos é fundamental para quem está buscando formas de captar clientes na advocacia, especialmente se você está começando na profissão. Por isso, é fundamental investir em networking.
Trabalhar sua rede de contatos é fundamental para que você amplie sua divulgação por meio do marketing boca a boca. Ou seja, seus clientes, colegas e conhecidos podem divulgar seu trabalho de forma espontânea, e ajudar a ampliar sua carteira de clientes.
Para ampliar seu networking, você pode realizar ações como:
- Participar de eventos como congressos, palestras e workshops da área;
- Manter contato com as pessoas com quem você já tem um relacionamento;
- Buscar mais proximidade com contatos-chave;
- Procurar sempre participar de assuntos, eventos e outras ocasiões relevantes para seu meio profissional.
Lembre-se que para ter contatos, você deve estar onde os profissionais de sua área estão e começar um contato com eles. Mas, tome cuidado para não exagerar e ser invasivo, enchendo as caixas de mensagens de seus contatos.
- Use o Google Meu Negócio a seu favor
O Google e outros mecanismos de busca costumam oferecer resultados com base na localização física e no histórico de pesquisa dos usuários para mostrar os resultados mais relevantes para eles.
Assim, o advogado pode usar esse recurso de forma estratégica para conquistar mais clientes. Para isso, você deve cadastrar o endereço físico de seu escritório (mesmo que ele seja virtual) nos mecanismos de busca.
Assim, quando pessoas em sua região ou cidade fizerem uma busca por “advogado”, por exemplo, o mecanismo trará resultados do Google maps nas primeiras posições. Isso dá destaque aos negócios próximos aos usuários e pode ajudar mais clientes a chegarem até seu negócio.
Essa é uma solução simples e que pode trazer muitos resultados para os negócios. Fique atento para cadastrar suas informações de forma correta, em especial seu site, e-mail, telefone e horário de funcionamento.
Conclusão
Muitos advogados se perguntam como conseguir clientes na advocacia, e a internet traz diversas soluções para ajudar os profissionais nessa tarefa. Mas, além de usar os recursos do marketing jurídico, é fundamental investir em uma prática jurídica sempre atual.
Para isso, você pode usar softwares de gestão para facilitar seu trabalho, e permanecer atento à concorrência para buscar aprender boas estratégias. Uma boa gestão para o seu escritório é essencial para seu crescimento, independente de ele ser físico ou digital.
Continue acompanhando nosso blog para se manter atualizado sobre dicas de crescimento para o seu escritório de advocacia!
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