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14 de dezembro de 2023
Advocacia

Atendimento humanizado: saiba como aplicar na sua advocacia

Escrito por: Equipe JusCash

Advogados atendendo clientes felizes por um atendimento humanizado

Escrito por: Equipe JusCash

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A advocacia humanizada é uma tendência para os próximos anos. Porém, essa não é uma novidade na área: quem sempre buscou oferecer um atendimento assim já colhia os benefícios há tempos.

O atendimento humanizado em escritórios de advocacia é uma tendência que vai na contramão da imagem do advogado perdido em meio a processos, metas e prazos apertados. O foco é oferecer um atendimento personalizado, no qual o cliente se sinta ouvido e atendido.

Mesmo diante de uma rotina extremamente corrida, é fundamental focar naquilo que é mais importante para o sucesso de seu escritório: o cliente. Quando o advogado adota uma abordagem humanizada, demonstra que está disponível para ouvir, entender e buscar soluções alinhadas às necessidades do cliente. 

Neste conteúdo, você poderá conferir o que significa atendimento humanizado, como aplicá-lo na advocacia e como as ferramentas de gestão podem te ajudar nessa tarefa. Confira!

O que significa atendimento humanizado na advocacia?

Atendimento humanizado é aquele no qual, quando um cliente entra em contato com o advogado, tem suas necessidades atendidas da melhor maneira. Ao mesmo tempo, a interação acontece de forma empática e focada na resolução dos problemas do cliente.

Para isso, o advogado deve basear sua atuação em um olhar sistêmico a respeito de tudo que envolve um processo judicial. Assim, poderá entender quais necessidades e motivações estão por trás dos conflitos em que seus clientes estão envolvidos. 

Nesse sentido, é necessário compreender e validar os sentimentos de todas as partes envolvidas nos conflitos. Além disso, é necessário simplificar a comunicação para que o cliente tome decisões informadas e participe ativamente do processo jurídico, fortalecendo o relacionamento e aumentando a confiança do cliente no advogado. 

Dessa forma, quando o advogado consegue aliar as necessidades dos clientes com um suporte mais humano, consegue estabelecer uma conexão com eles. Isso é fundamental para a fidelização de sua carteira e para criar verdadeiros defensores de sua marca.

Essa prática também permite oferecer uma abordagem personalizada, aumentando a satisfação e a percepção de exclusividade de suas ações.

Descubra como construir sua marca pessoal na advocacia e divulgar seu trabalho!

Pilares do atendimento humanizado

Oferecer um atendimento humanizado na advocacia é uma forma de tornar seu escritório mais competitivo e sustentável. Porém, esse é um esforço contínuo, que requer planejamento e conhecimento das práticas que envolvem um atendimento humanizado. Confira os principais pilares do atendimento humanizado:

Conhecer o cliente

Sem conhecer o cliente, é impossível criar estratégias para lidar com suas dores e expectativas. A base do atendimento humanizado é a empatia. Assim, busque demonstrar preocupação e empatia verdadeiras com a dor do cliente.

Além disso, é necessário manter os dados de seus clientes atualizados e mapear os pontos de contato para adequar sua comunicação com eles. Assim, você poderá entregar experiências mais completas e personalizadas, garantindo sua satisfação.

Criar experiências positivas

Outro ponto importante é buscar construir uma imagem positiva de seu escritório para o cliente. Com isso, você poderá garantir uma experiência excelente, aumentando as chances de que aquele cliente indique seu escritório para outras pessoas.

Trabalhar com propósito

Você tem paixão pelo que faz? Então, busque sempre compartilhar com seus clientes uma visão positiva de seu ofício, escritório e processos. Isso te ajudará a criar uma conexão mais profunda com eles.

Como aplicar o atendimento humanizado em meu escritório de advocacia?

A relação entre advogados e clientes sempre foi marcada pela proximidade e pessoalidade. Assim, para adotar essa maneira de advogar atualmente, é necessário que o profissional mapeie todas as atividades relacionadas ao cliente.

Para conseguir o tempo necessário para se dedicar aos clientes, é necessário otimizar e automatizar tarefas repetitivas do dia a dia. Além disso, é preciso colocar em prática técnicas que te ajudarão a humanizar e fidelizar clientes. Confira algumas dicas para aplicar em seu escritório:

Fique atento às necessidades dos clientes 

Quando um cliente busca seu escritório, possui necessidades específicas diante de uma demanda. Para conhecer essas particularidades, é essencial se comunicar com ele de maneira empática e atenta.

Com isso, o advogado poderá entender o que motivou aquele conflito. Com isso, poderá analisar se o melhor caminho é a judicialização do caso ou se é possível resolvê-lo, com muita atenção e diálogo, por meio da mediação.

O foco na necessidade dos clientes permite que o advogado seja mais honesto quanto às variáveis que podem envolver o processo judicial. Isso aumenta a confiança na relação profissional e permite ter uma visão ampla sobre melhores soluções jurídicas para o caso. 

Mantenha seu cliente informado

Uma das principais dores dos clientes advocatícios é não ter informações sobre seu processo. Porém, com a advocacia humanizada e o cliente no centro da atividade, é necessário que ele tenha informações e assistência a todo o momento.

Para isso, você pode criar um sistema de acompanhamento para informá-lo sobre todas as mudanças de status. Com isso, ele se sentirá amparado, o que aumentará a confiança no profissional.

Também busque usar uma linguagem acessível, evitando termos jurídicos que o cliente não conhece. Com isso, sua comunicação e atendimento serão mais eficientes.

Tenha uma área de Customer Success 

A área de Customer Success é fundamental para um atendimento humanizado na advocacia. Seu foco é buscar estabelecer um relacionamento próximo com cada cliente, visando sua satisfação e fidelização.

Essa área tem como objetivo compreender as expectativas e necessidades de cada cliente para superar suas demandas e garantir resultados satisfatórios. Para isso, é necessário acompanhar o cliente durante todo o processo jurídico, desde a consultoria inicial até a conclusão do caso. 

Para isso, é necessário estabelecer uma comunicação constante e transparente, sempre fornecendo informações precisas sobre o andamento do processo e esclarecendo questões.

Como ferramentas de gestão podem ajudar a praticar um atendimento humanizado?

Tarefas operacionais, como a busca por publicações e a elaboração de documentos, costumam consumir o tempo dos advogados. Esse tempo precioso poderia ser usado para dedicar atenção e um atendimento humanizado aos clientes.

A tecnologia pode ser uma grande aliada na otimização e automatização desse tipo de tarefa. Com isso, os advogados têm seu tempo liberado para se concentrar no atendimento humanizado aos seus clientes.

Com as soluções tecnológicas corretas, os escritórios podem aumentar sua eficiência e reduzir o tempo gasto em tarefas operacionais. Os softwares de gestão jurídica são exemplos de ferramentas que automatizam e simplificam atividades do cotidiano jurídico.

Um software jurídico eficiente pode realizar diversas tarefas operacionais, como:

  • Gestão de documentos;
  • Controle de prazos;
  • Organização de processos;
  • Controle de agenda de compromissos;
  • Gestão financeira;
  • Gestão do relacionamento com o cliente. 

Com tecnologias como essas, o escritório pode aumentar a produtividade e liberar os advogados para que tenham mais tempo para se dedicar ao atendimento humanizado. Assim, poderão entender as necessidades de seus clientes, demonstrar empatia e oferecer soluções personalizadas. 

Vantagens do atendimento humanizado no escritório de advocacia

As principais vantagens da advocacia humanizada são a fidelização dos clientes e a redução de custos. Com ferramentas tecnológicas, é possível coletar e analisar dados do relacionamento com os clientes para tornar suas ações mais eficientes.

Dessa forma, seu escritório poderá oferecer um atendimento humanizado por todos os canais de contato com o cliente – sejam online ou presenciais. Com isso, será possível entregar uma experiência excelente ao cliente e reduzir os custos da operação.

Além disso, o crescimento de um escritório está relacionado diretamente à possibilidade de gerar resultados positivos e à satisfação dos clientes. O atendimento humanizado permite compreender as necessidades de cada cliente e oferecer soluções personalizadas, o que leva ao sucesso dos clientes.

Quando os clientes ficam satisfeitos com os resultados obtidos pelo escritório, as chances de indicarem o escritório a outros clientes em potencial só aumentam. Este é um importante impulsionador de crescimento para o negócio. 

Conclusão

O atendimento humanizado é a principal tendência na advocacia para os próximos anos. Assim, quanto antes você se adequar, mais vantagens terá. Busque conhecer seus clientes, se atentar às suas necessidades e mantê-los sempre bem informados. 

Isso promoverá a satisfação dos clientes e gerará vantagens competitivas ao seu escritório, como melhora na reputação, aumento da base de clientes e a criação de um ambiente de trabalho produtivo e colaborativo.

Em conjunto, todas essas contribuições impulsionam o crescimento do escritório e aumentam sua visibilidade, rentabilidade e sucesso no mercado. 

Continue acompanhando nosso blog para conferir mais dicas de como oferecer um atendimento excelente e investir no crescimento de seu escritório!

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